Sistema Findes anuncia laboratório de caracterização de rochas durante abertura da Cachoeiro Stone Fair

E-mail Imprimir

alt


A cerimônia de abertura da Cachoeiro Stone Fair, realizada na noite dessa terça-feira (22), marcou a assinatura de parceria entre Sistema Findes - por meio do Senai - Cetemag e Sindirochas para implantação de um Laboratório de Caracterização de Rochas Ornamentais em Cachoeiro de Itapemirim. “A unidade vai ampliar a competitividade do setor, ofertando serviços de alta tecnologia sob o padrão de excelência do Senai”, argumentou o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, em seu discurso.


"A indústria de rochas traz orgulho para o Espírito Santo, é uma marca do Estado e resume bem o que a nova diretoria da Findes propõe: inovação, produtividade e desenvolvimento de mercados. Somente neste ano, a Findes entregou mais de R$ 30 milhões em investimentos para a indústria local. Queremos torná-la ainda mais competitiva e produtiva”, defendeu Castro.


Na parceria, o Senai fica responsável pela aquisição dos equipamentos necessários para a realização de ensaios, análises e caracterizações das rochas e dos resíduos decorrentes do processo produtivo; Sindirochas e Cetemag arcarão com os custos da estrutura física. Na unidade, serão ofertados ensaios e testes que ampliam a competitividade do segmento de rochas e da indústria de construção civil.


Entre os serviços disponíveis estão: Análise Petrográfica; Densidade Aparente; Porosidade Aparente e Absorção de Água; Compressão Uniaxial; Módulo de Ruptura; Flexão; Dilatação Térmica Linear; Desgaste Abrasivo; Impacto de Corpo Duro; Congelamento de Degelo; Velocidade de Propagação de Ondas, entre outros.
Também durante a abertura da feira foi assinada parceria entre IEL e Sindirochas para realização de planejamento estratégico do setor.



A feira


A Cachoeiro Stone Fair, que conta com apoio de Sesi e Senai, reúne mais de 200 expositores nacionais e internacionais, com expectativa de receber 20 mil visitantes até sexta-feira (25). O evento apresenta novidades, tendências e lançamentos do setor de rochas ornamentais, além de uma série de ações promocionais que visam a impulsionar a geração de novos negócios dentro da cadeia produtiva.


O estande do Sistema Findes abre espaço para reuniões e encontros de negócios entre industriais e visitantes. Também serão apresentados produtos e serviços de Sesi e Senai: o Senai tem foco nos cursos técnicos, na exposição da Unidade Móvel de Espaço Confinado e Trabalho em Altura, e na apresentação do novo laboratório de rochas, construído no Centro Integrado inaugurado em julho; o Sesi oferece orientação nutricional aos visitantes, serviços do Sesi Saúde e fará exposição da Unidade Móvel de Odontologia e Saúde Ocupacional.